De lá até hoje já são 602 codoenses sendo acompanhados pela Unidade de Orientação e Capacitação em Ações Preventivas, mas conhecido como CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).
A coordenadora, enfermeira Iviny Nascimento, explica que há muito tempo ninguém mais precisa sair de Codó para realizar diagnóstico e tratamento.
“O paciente é diagnosticado com HIV, faz todos os exames por aqui, pelo CTA de Codó, recebe os exames aqui, consulta com a Dra. Janaína que é a nossa infectologista e a medicação recebe por aqui também na nossa farmácia, todo mês o paciente vem buscar”
NOVOS CASOS
Apesar de todos os esforços que são feitos no sentido de conscientizar as pessoas, os números continuam crescendo. Ano passado foram registrados 78 novos casos de pessoas que passaram a estar com HIV no organismo, este ano, até agosto, já são 51.
Existem idosos com o vírus HIV, mas a grande maioria ainda é formada pelos jovens acima de 20 anos de idade.
Entre eles, ainda há uma resistência quando o assunto é usar preservativos na hora da relação sexual.
“Os mais jovens, claro a gente tem muitos idosos com HIV só que sempre as faixas mais jovens são as que prevalecem (…) a primeira orientação que a gente sempre fala pra eles é se prevenir, usar preservativo, a gente também ver uma grande resistência nos jovens. Eles têm a mania de confiar demais, a gente sempre fala, não confie 100% não quer usar preservativo vem aqui no CTA FAZ O TESTE rápido, tanto a mulher como o homem, mas mesmo assim tem que usar’, relatou Iviny
Fonte: Blog do Acelio
Fonte: Blog do Acelio
Nenhum comentário:
Postar um comentário