Giovanni Battista Líbero Badaró, Jornalista.
Mencionado de forma expressa no artigo 5º da Constituição Federal, o acesso à informação é um direito fundamental, tendo em vista que é de extrema importância para o ser humano.
Intimamente relacionado com a dignidade da pessoa humana, o acesso à informação de qualidade atua positivamente na proteção e no desenvolvimento de toda a coletividade, contribuindo para a realização de outros direitos, tais como o direito à saúde, educação, moradia, etc.
Além disso, o direito à informação é um princípio básico do controle social, por meio do qual o povo exerce algum controle sobre a ação da Administração, elaborando, acompanhando ou monitorando as ações da gestão pública.Neste momento de Pandemia, a função do jornalista que ultrapassa meramente repassar informações, mas informar, pesquisar, relatar, escrever, para que os fatos sejam levados, sejam eles locais, regionais, nacionais ou internacionais e não as fake News, é ainda mais importante, por isso o dia 7 de Abril é comemorado o Dia do Jornalista, há exatos 190 anos morria Giovanni Batista Libero Bardaró fiel opositor de D. Pedro I. Badaró foi morto a tiros por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830. O crime ocorreu na rua de sua casa, a antiga Nova São Jose (foto abaixo), onde hoje fica a rua Líbero Badaró, na região central da cidade de São Paulo. O jornalista era proprietário do "Observador Constitucional", veículo que defendia ideias liberais e se opunha ao reinado de Pedro I.
Por isso, foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista". Parabéns a todos os Jornalistas que representam essa Democracia.
PUBLICIDADE
BLOG DO POVO CONTATOS:
(99) 98180-3679
(99) 98435-4322
Nenhum comentário:
Postar um comentário